Essas 5 fotos retratam as cenas mais intensas e lindas de parto: 1 delas ganhou de TODAS

Essas 5 fotos retratam as cenas mais intensas e lindas de parto: 1 delas ganhou de TODAS 1

Fotógrafos de diferentes cantos do mundo estão revolucionando a maneira de se documentar o nascimento de bebês. Fugindo de imagens posadas ou superproduzidas, diversos profissionais estão se especializando em registrar cada etapa de um parto da forma mais natural e genuína possível, que mostra toda a beleza legítima que envolve o surgimento de uma nova vida.

Para defender e difundir esse trabalho, a Associação Internacional de Fotógrafos Profissionais de Nascimento (International Association of Professional Birth Photographers – IAPBP) promove todos os anos uma competição global que premia as fotografias mais marcantes realizadas no contexto de um parto – seja antes, durante ou depois da concepção do bebê.

Fotos profissionais de parto
Assim como faz desde 2012, o concurso revelou os vencedores de sua edição mais recente. Entre cliques surpreendentes que eternizam os primeiros momentos de um bebê no mundo, as fotografias também mostram todas as sensações vividas pelos pais na hora da chegada de seus filhos, desde as dores do trabalho de parto às lágrimas de felicidade.

Julgadas a partir da técnica do fotógrafo, composição de imagem e emoção retratada, as vencedoras foram separadas em cinco categorias diferentes: geral, trabalho de parto, parto, pós-parto e detalhes do parto. Quer saber quais são? Então prepare o coração e confira as fotos que levaram o prêmio da 2017 Birth Photography Image Competition:

Categoria: Trabalho de Parto
Com o título “Determinação”, a foto premiada nesta categoria é de autoria de Katie Mathis Photography e mostra uma mulher vista de cima, sentada dentro de uma piscina de borracha, visivelmente sentindo as dores das contrações. Apoiada com as duas mãos nas bordas, ela exibe seu barrigão na linha da água enquanto espera pelo nascimento de seu bebê.

Categoria: Parto
Feita por Elizabeth Farnsworth Photography, esta foto capta o momento exato (e incrível!) em que a bolsa da mãe estoura e dispara um jato d’água em direção ao obstetra que já está com a cabeça do bebezinho em suas mãos. Não à toa a imagem recebeu o título “Com um esguicho”.

Categoria: Pós-parto
De ares poéticos, a imagem capturada por Natasha Hance – Birth Unscripted revela toda a serenidade de um recém-nascido dentro de uma piscininha, envolvido pelas mãos de sua mãe. O reflexo das luzes do ambiente na água dá a impressão de o bebê estar mergulhado em um céu azul tranquilo, daí o título escolhido: “Direto do Céu”.

Categoria: Detalhes do parto
Chamada “Pedaços de Mim”, a foto clicada por Kourtnie Scholz – KEDocumentary é quase uma ode ao parto. Tirada do alto, ela apresenta de forma poética todos os componentes de um nascimento natural: o recém-nascido com o cordão umbilical unido à placenta dá sua primeira mamada na mãe (que está na cama do hospital, ainda revirada após o parto).

Vencedor geral
Eleita como a melhor foto do concurso, a imagem de Jaydene Freund – Cradled Creations reflete toda a tensão de uma mãe que está em pleno trabalho de parto dentro do carro a caminho do hospital. Sentada no banco do passageiro, ela se contorce de dor e acaba recebendo a mão do marido, que estava dirigindo, em sua barriga – como se ele quisesse ajudar a conter a agonia.

O título dado para a foto ainda traz um duplo sentido que resume bem a cena: “Road to Deliverance” pode ser traduzido do inglês como “Estrada para a Libertação” ou “Estrada para o Parto”. O que você achou das vencedoras?

 

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.