Há idade mínima para se depilar: você começou na idade certa?

Há idade mínima para se depilar: você começou na idade certa? 1

A vontade de depilar regiões como axila e pernas podem começar a surgir mais cedo ou mais tarde nas adolescentes. A função dos pelos é proteger da luz direta solar e diminuir o atrito nas axilas, por exemplo. Porém, em excesso pode incomodar alguns jovens. Mas, será que existe uma idade certa para depilação?

Idade para depilar

Segundo a dermatologista Dra. Raquel Rangel, o indicado é que a depilação de qualquer região do corpo da adolescente seja feita quando começar a puberdade. “[A puberdade] ocorre geralmente aos 12 anos, idade onde a presença dos pelos em excesso pode causar um incomodo muito grande e já podem ser removidos sem problemas”, explica.

O processo é algo que pode ser adicionado à rotina de cuidados do corpo, mas não existe uma regra universal que obrigue todo mundo a depilar o corpo, principalmente as garotas.

As mulheres sofrem pressão da sociedade desde a antiguidade para serem depiladas em todas as áreas do corpo, pois isso é sinônimo de “limpeza e delicadeza”. Na época do Renascimento, por exemplo, a ideia de pele feminina era associada a uma superfície sem pelos, algo amplamente retratado em obras de arte, como “O nascimento de Vênus”, de Botticelli.

Essa imposição ultrapassou épocas e duramente a retirada dos pelos vem sendo vendida como imposição de beleza. Algo que deveria começar na adolescência, principalmente depois da primeira menstruação. Esse momento da puberdade é um bom momento para conversar com as meninas e explicar os prós e contras da depilação, além de deixá-las livres para escolher o que quer fazer com o próprio corpo.

 

Fonte: Vix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.