Se sua filha tem cachinhos e você não, tome 4 cuidados para manter a autoestima dela

Se sua filha tem cachinhos e você não, tome 4 cuidados para manter a autoestima dela 1

É na primeira infância que as crianças passam a se comparar e a querer ser igual a sua personagem preferida ou a sua mãe, por exemplo. O padrão de beleza bombardeado na mente das crianças é de mulheres magras e de cabelos lisos. Mas, e se a sua filha é cacheada? Confira 4 cuidados para manter a autoestima dela lá em cima.

Filha com cachos
1. Produtos específicos

Não tente passar os produtos que são para cabelos lisos no cabelo de quem é cacheada. O cabelo cacheado precisa de nutrientes específicos, como óleos, para manter o brilho e a definição. Existe no mercado vários tipos de produtos específicos para criança cacheada e salões especializados para este tipo de corte, que também é diferente.

2. Representatividade

Em números, a quantidade de filmes, séries ou novelas infantis com protagonistas cacheadas é extremamente menor quando comparada com a quantidade feita com personagens principais lisas. O que você pode fazer é buscar e mostrar para sua filha que existe. A literatura infantil também está preocupando em mostrar em histórias essa diversidade e também podem entrar na sua pesquisa. Uma dica é conferir o vídeo sobre livros no novo canal da atriz Samara Felippo, que tem duas filhinhas com cachinhos.

3. Cuidado com o vocabulário

As crianças estão na fase de aprenderem a socializar e estão sendo educadas, por isso, internalizam muitas coisas que são faladas pelos adultos. Não use adjetivos como “ruim” ou “duro” quando for se referir ao cabelo da criança. Apelidos pejorativos como “fuá” ou “sarará” também podem acabar com a autoestima da menina. Não são brincadeiras ou apelidos, é uma “colaboração” para a sua criança não achar que o cabelo dela não é bonito. Ao invés disso, elogie sempre que puder o cabelo

4. Ensine ela como se defender

É importante ensinar ela responder os insultos preconceituosos que vão acontecer em algum momento da vida. Prepare-a para responder de forma educada, mas não aceitando desaforo.

 

Fonte: Vix

Um comentário sobre “Se sua filha tem cachinhos e você não, tome 4 cuidados para manter a autoestima dela

  1. Legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.